O mundo encantador dos Jetsons e o nosso futuro tecnológico

imagem: veja.abril.com.br
Lembra quando criança você assistia a família Os Jetsons e se fascinava com aquele mundo todo robotizado e cheio de tecnologias inimagináveis na realidade?

Não temos carros voadores nem robôs convivendo com humanos, mas temos alguns objetos que se comunicam entre si e com nós. São geladeiras, armários de cozinha, micro ondas, por exemplo, que informam ao seu usuário o que está com prazo de validade vencido ou um SMS com uma lista de compras ou até mesmo calcular o tempo que você vai demorar para chegar em casa e deixar sua comida prontinha.

Não estamos falando de nenhuma série de ficção cientifica e sim de uma realidade. Tudo ao nosso redor não apenas pessoas mais objetos estão cada dia mais interconectados e se comunicam pela internet.

E tudo isso é fruto da Internet das Coisas ou Internet of Things, mais conhecida como IoT, que cria uma rede de bilhões de objetos identificáveis e que podem se comunicar uns com os outros através das nuvens dos Data Centers. De forma mais simples podemos dizer que a IoT funciona como uma inteligência artificial, interligando o mundo físico ao mundo digital.


Este mercado em aquecimento é uma grande oportunidade, e promete chegar a 8,9 bilhões de dólares até 2020.Nosso dia-a-dia vai ter muitas facilidades e até comodidades e quem sabe em breve estaremos usando carros voadores e cidades flutuantes como no desenho e poderemos dizer que vivemos a era dos Jetsons!
Copyright © 2013 Insônia Acadêmica