Transmitir som através do corpo humano?

A Disney Research mostra que é possível através de seu novo sistema de áudio Ishin-Den-Shin


foto: freepick editada
Em uma das pesquisas realizadas pela Disney Research, foi desenvolvida a tecnologia Ishin-Den-Shin. Esta tecnologia usa um microfone padrão para gravar um áudio e, em seguida, converte-o em um sinal inaudível transmitido através do corpo de uma pessoa segurando o microfone. Quando esta pessoa toca o lóbulo da orelha de alguém, um alto-falante orgânico é formado e o som se torna audível, efetivamente sussurrando uma mensagem no ouvido da pessoa.

O som pode ser transmitido de pessoa para pessoa, utilizando qualquer contato físico.
A Disney Research é uma união informal da Walt Disney Company, sim a Disney, com vários laboratórios de pesquisa como o Pittsburgh 's Carnegie Mellon University (CMU) e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich). Esta união foi estabelecida por um período pré-determinado, onde são realizadas pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias para a Walt Disney Parks & Resorts divisão, a Disney Media Networks , ESPN , Walt Disney Animation Studios , Walt Disney Motion Pictures Grupo , Disney Interactive Media Group e Pixar Animation Studios .

A tecnologia Ishin-Den-Shin, desenvolvida a Disney Research in Pittsburgh, recebeu uma menção honrosa no Festival Ars Electronica em Linz na Áustria.
Como funciona
Imagem: BBC

Gravam-se sons por meio de um dispositivo adaptado para o microfone, que cria um "campo eletrostático modulado" em torno da pele do utilizador.
"Ao tocar o ouvido de outra pessoa, este campo eletrostático modulado cria uma pequena vibração no lóbulo da orelha," diz Disney Research
"Como resultado, ambos os dedos e a orelha formam em conjunto um alto-falante, que reproduz um sinal audível para a pessoa tocada.”
"O sinal inaudível pode ser transmitida de um corpo a outro, usando qualquer tipo de contato físico."
O som gravado pode ser ouvido apenas pelo ouvido específico tocado.

'Quase mágico'

O uso de corpos para conduzir o som tende a aumentar.
A condução óssea, uma tecnologia que transmite o som através do ouvido interno através dos ossos do crânio, é usado no Google Glass do Google e, em alguns fones de ouvido de alta especificação.
"Você pode, naturalmente, transmitir sinais através do corpo, porque pode conduzir a eletricidade", disse Trevor Cox, professor de engenharia acústica da University of Salford, "mas eu não sei bem o que eles vão fazer com isso."
Ele acrescentou que a tecnologia seria "quase mágica e parecem vir do nada".
O nome Ishin-Den-Shin é um mantra japonesa que pode ser traduzido como: "O que a mente pensa, o coração transmite", e representa o entendimento mútuo tácito (Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência.).

Fonte: site BBC
Copyright © 2013 Insônia Acadêmica